sábado, 15 de janeiro de 2011

Superação global


A novela "Passione" exedeu-se em abusos. Uma senhora da alta sociedade de alto grau de pudicícia dissimulada vivia um casamento mascarado pela mentira e marcado por traições na mesma casa com o irmão do marido. Um belo exemplo para as novas senhoras da sociedade!

Foi ainda mais longe, abusou de maldades, falsidades, corrupção, traições, assim como na forte alusão à bigamia que é crime no Brasil, divulgando um novo modelo familiar - um homem e suas duas mulheres - como uma espécie do Sr. Cravo e suas duas mulheres. O fato é que o final da novela foi um círculo de horrores subestimando a inteligência da polícia, da justiça e até do senso comum.

Sem querer ser radical ou mesmo religioso, mas admitir um final onde duas mulheres no Brasil aceitam como normal dividir um homem é simplesmente uma afronta ao bom senso, ao respeito da família e a inteligência emocional das mulheres.
Ainda que isso de alguma forma já aconteça, não é uma denûncia, mas é uma espécie de introdução da nova formação familiar como algo normal. Isso, ao meu ver, denigre a imagem da mulher que se submete a uma relação absurda admitindo que não pode despertar amor em um homem para que a ame sem necessitar de complementos fora da relação,  assim como não pode ser inteligente o suficiente para ver as implicações desta relação aceitando um casamento compartilhado, com um homem dividido.

Registro o meu repúdio a este tipo de superação já que seus efeitos são negativos pois trata-se de idéias produzidas e representadas por pessoas públicas e admiradas por muitos.


Tomaz
15/01/2011