sexta-feira, 31 de julho de 2009

Aleluia, inventaram a roda!

A roda é um instrumento de muita importância em nossos dias, mas trata-se de uma invenção que já conta com pelo menos 5.500 anos de história. Portanto, não há como alguém se levantar mais em qualquer época e afirmar: “inventei a roda”.
Inventar a roda hoje é um termo que tem um sentido pejorativo, pois se trata de inventar algo que já foi inventado há muito tempo.

O Bill Hybels descobriu a roda. É assim como interpreto o que está registrado na revista Cristianismo Hoje, edição nº 2 - dezembro-janeiro de 2007/2008, p. 27.
Hybels é pastor da Willow Creek Communit Churc uma das grandes igrejas destes dias que conta com mais de 20.000 membros e pelo menos 12 comunidades associadas, que promove um grande evento de formação de líderes chamado Leadership Summit.

Como ele inventou a roda? É simples!
Através de uma pesquisa que visava saber quais programas e atividades da igreja estavam realmente auxiliando pessoas a amadurecer espiritualmente e quais os que não atingiam essa meta. Hybels admitiu: “algumas das coisas em que investimos milhões de dólares, pensando que auxiliariam as pessoas a crescer e se desenvolver espiritualmente, não estavam ajudando tanto”. De forma enfática concluiu: “nós cometemos um erro. O que deveríamos ter dito e ensinado às pessoas quando elas atravessaram a linha da fé e se tornaram cristãs é que devem tomar responsabilidade por se nutrirem. Nós deveríamos ter cuidado das pessoas, ensinado-as a ler suas Bíblias entre os cultos, bem como, praticar suas disciplinas espirituais mais agressivamente, de forma individual”.

Em outras palavras, conclui a revista citada: “Hybels reconhece que o crescimento espiritual não acontece da melhor forma quando os crentes tornam-se dependentes de programações elaboradas pela igreja, mas através das práticas antigas, como oração, a leitura da Bíblia e a comunhão, ou seja, cultivando relacionamentos com o Senhor e com os irmãos”.

Precisava pagar uma pesquisa para descobri o que já foi ensinado na palavra desde o princípio? Jesus não já disse: “se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem coisa alguma?” Já não está registrado no livro de Atos que os irmãos do primeiro século “perseveravam no ensino dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”? Já não está registrado que a responsabilidade é pessoal e que cada pessoa dará conta de seus atos e palavras diante de Deus?

À proporção que o tempo passa, nós nos afastamos da simplicidade de ser, do fazer discípulo, da comunhão, do estudo devocional da Bíblia, da oração pessoal, do discipulado um a um, a ponto de precisarmos de uma pesquisa para descobri o já descoberto. Trocamos esse tipo de vida pela estressante corrida institucional que visa sua preservação e não a libertação do individuo, através de programas e campanhas que nada tem haver com o permanecer em Cristo.

Jesus nunca incitou seus discípulos e nem a nós à participação de programas e mais programas para se manter no caminho. Ele simplesmente disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”. Disse também que quando dois ou três estivessem reunidos em seu nome, lá ele estaria. Isso é igreja! Isso sim promove crescimento e maturidade espiritual.

Eu não creio em programas, em eventos, em shows e muito menos nas novas rodas inventadas. Creio em Jesus e no que ele disse. Creio na vida comunitária, nos relacionamentos, no discipulado. Creio que devo amar a Deus e ao meu próximo como Jesus me amou. Creio que crescimento é Deus quem dá e que o meu desafio é permanecer nele e quando eu consigo isso ainda é pela graça do Pai.

Enfim, não deveria haver mais quem inventasse a roda, mas entre os crentes tudo pode, afinal de contas os crentes contam com o “tudo é possível ao que crer” para tudo, até para inventarem a roda.

Aff!

Tomaz de Aquino

São Luis, 31 de julho de 09

http://www.casadosenhor.org.br/
http://www.sojesusnavida.bolgspot.com/