quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sobre o refrigério




Há dias em que a alma seca e tudo que precisamos encontrar é um oásis.
Em meio a uma multidão de indigentes da alma, do desejo e da vida a alma se cansa. Ás vezes se arrasta em busca de pão. E o texto de Isaías 55 fica bem claro : “ Por que gastas teu dinheiro com aquilo que não é comida?”. Essa parece ser a palavra do Espírito para hoje. Nossa alma se cansa porque come demais; é insatisfeita e teimosa pra entender que comer muito não é estar satisfeito. A avidez da alma leva um ser humano a cavar fontes e escavar rios onde não há nada ou onde a água mão mata a sede. Essa é sina de todos nós. Esta sim é uma verdade que se pode generalizar: o homem tem sede. Não foi a toa que Jesus nos fala dos “ rios de água viva”, da vida que borbulharia na alma daquele que confiasse nos poderes de Cristo. E quão fácil é esquecer disso; o Tentador é muito eficaz em nos ludibriar e enganar a nossa sede. Quando estamos espiritualmente cansados ele consegue nos fazer pensar que só precisamos dormir mais, beber mais, comer mais, fazer mais sexo, sair mais. Isto é, ele nos convence de que podemos e temos o dever e , além de tudo, o direito de fazermos alguma coisa. ele, o Tentador, odeia quando pensamos em descansar; quando sentimos o chamado do Espírito para tocar no Manto. Por isso gostei tanto dessa música. Confesso que “ Trazendo a arca” não é um grupo que tem meu respeito, mas a música é verdadeira, a letra e a melodia são um refrigério. Pelo menos o foram para mim hoje. De fato, para tocar no Manto é preciso quebrantar o coração. mas, o que isso significa?

Significa que só um coração humilde e que desistiu de seus direitos como humano pode tocar no Manto. Só toca no manto quem já esgotou todos os recursos. Quem foi ao fundo e descobriu que para a alma humana não há salvação. Como disse Davi: muitos dizem de minha alma, não há salvação para ele em Deus. Porém o Senhor é um escuro e minha glória, ele levanta minha cabeça. Com minha voz clamei a Deus e ele me ouviu do seu Santo Monte.

Selah




Eu imagino essa senhora que tocou no manto de Jesus e teve sua doença sarada. Em meio a multidão, esmagada e quase pisoteada ela se abaixou e tocou. Desesperadamente precisava de Jesus. A cada dia que passa acredito mais firmemente que somente alguns podem tocar nos Mistérios de Jesus. As riquezas do tesouro eterno separado para aqueles que nele crêem.

Salvação, refrigério, inspiração, saúde, vida e compreensão dos segredos do coração são para quem realmente quer passar pela porta estreita. E quão estreita é a porta! Passar por ela é suportar muita angustia: a angustia de ficar cara a cara com o desejo e entrar na cana de braço com sua vontade e vencer. A virtude de Jesus não é para os covardes. Tem que estar prostrado para tocar no Manto. Assim como para passar pela porta estreita é preciso deixar todo peso do lado de fora. Aí sim começamos a avançar na compreensão do que que dizer " nunca mais ter sede". Devo dizer que este para mim é um dos mistérios mais insondáveis do Evangelho de Jesus. No entanto, não é por ser misterioso que devemos deixá-lo; na verdade, sinto que isto é o cerne de tudo que há: que em Deus estão as delícias eternas e ainda que, momentaneamente estejamos cercados de tanta dor e tribulação ,estamos também acumulando eterno peso de glória que há de se manifestar concretamente quando com Ele formos levados aos ares.

Eis o mistério do refrigério: Àquele que vencer lhe será dado comer do Maná escondido.

Rafael Lobato Pinheiro.