sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sem maldição hereditária


Quem está em Cristo é uma nova criação, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo”. Ou isso é verdade ou ainda “estamos mortos e nem nossos delitos e pecados”. Jesus, o Cristo de Deus “levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça; por suas feridas fomos curados”.

No entanto há pessoas que afirmam ter Jesus como Senhor e Salvador e ainda repetem a história passada e carregam em suas vidas o que Jesus já levou sobre si! Isso alguns “líderes” chamam de maldição hereditária.

Ainda que tal modo de vida de fato aconteça, não significa que algo precisa ser acrescentado ao que Jesus fez de forma perfeita. A questão é que não nos conformamos somente em crer no que Jesus já fez. Não queremos reaprender um novo tipo de vida pela renovação da mente a fim de experimentar a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Portanto o homem que é tendente a rituais, a esforços próprios, a terapias bem elaboradas, quer participar da coisa e não simplesmente crer, logo toma a iniciativa de fazer algo, dar alguma ajuda a divindade buscando uma oração forte, uma campanha aqui e ali, retroceder a gerações passadas para quebrar vínculos e muitos outros bem elaborados placebos do imaginário evangélico.

Ainda que a família tenha um legado ruim, legado de morte, falência, divórcios, prostituição, alcoolismo, drogas, não somos obrigados a repetir tais modelos porque fomos redimidos da “antiga maneira de viver”. Jesus pagou o preço para nos resgatar desse legado. Por que andar atrelado com esse legado, se a Bíblia diz que pelo sangue de Jesus Cristo fomos resgatados dessa vã maneira de viver?

A herança dos meus antepassados não é mais minha. A minha nova historia assim como a minha herança não tem a ver com a velha historia da minha família, mas com a historia escrita por Jesus Cristo lá na cruz do calvário.

O projeto de Deus não é o recomeço a partir do velho. Continuar debaixo de maldição significa que ainda não conhecemos Jesus como o mestre, Senhor e salvador de nossas vidas. A Bíblia diz que quem está em Cristo é nova criatura, nova criação. Temos que crer que Jesus é poderoso. Ele usou o seu precioso sangue para nos resgatar da herança ruim dos nossos pais. Quem admite carregar tralhas do passado tomou uma posição errada.

Não creio em quebra de maldição hereditária para quem está em Cristo Jesus.
Acreditar em maldição hereditária é levar nas costas dividas que já foram pagas! É carregar o passado que te impede de experimentar o novo de Deus. É não renunciar tal passado. Não somos obrigados a repetir a história de nossos seja dos nossos pais.

O apostolo Pedro afirma que os eleitos foram regenerados para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
Deus não quer sua herança, Ele quer você, e tem para te dá uma nova e bendita herança. Herança esta que está guarda nos céus, herança que não perece, não acaba, não pode perder seu valor. Os eleitos estão protegidos pela fé até que recebam tal herança e devem exultar mesmo que estejam sendo provados, pois a prova refina a fé tornando-a genuína.

Saímos do império das trevas para não olhar mais para traz. Quem olha para traz se torna estátua de sal. É sal, mas está morto. As coisas velhas fazem parte do legado passado. Deus faz novas todas as coisas.
É simples assim! Ou o homem está certo e Deus errado, ou Deus está certo e o homem errado.

Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso!


Tomaz de Aquino


São Luis, 18 de novembro de 2011