segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cobertura Espiritual


A cobertura espiritual é uma “doutrina” da modernidade evangélica que promete proteção aos que estão sob a guarda da instituição através do seu líder principal e àqueles que delas se retiram afirma ficarem expostos ao mundo espiritual e às ações de Satanás. Quem busca essa tal “cobertura espiritual” quer que um ser humano igual a si mesmo com todas as suas debilidades a maioria das vezes camuflada, seja a sua proteção contra os ataques do inimigo.

Como pode um ser humano ser proteção para outro se ambos são falhos, pecadores diante de Deus? De onde saíram estas idéias?

Os salmistas bíblicos tinham outras percepções sobre quem os protegiam: “De onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor”. Criam que somente estamos protegidos “no abrigo do altíssimo”; e que também “se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda”.

Nossa proteção é estar ligado ao corpo de Cristo que tem Jesus como cabeça. No entanto, mesmo ligado a este corpo não estamos imunes a situações difíceis, ataques de Satanás, dores, perdas e frustrações. “A palavra que temos não é o “pare de sofrer”, mas é: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33).

Não precisamos de cobertura espiritual, mas sim de relacionamento saudável, companheiros de viagem nessa estrada com Jesus. Precisamos estar unidos uns aos outro porque “melhor é ter companhia do que estar sozinho. Se um cair o amigo pode ajudá-lo a levantar-se”. Esse companheiro de viagem é para ajudar e ser ajudado, amar é ser amado, compreender e ser compreendido, perdoar e ser perdoado. Não há maiores, somos iguais.

Se referindo ao sistema de autoridade de controle uns sobre os outros, Jesus disse: “Entre vós não será assim. Quem quiser ser o maior será o menor, quem quiser ser o senhor será servos de todos”.

Cobertura espiritual é apenas controle e manipulação criada por lideres inescrupulosos cujo projeto é fazer crentes bonsai, aqueles que não crescem e ficam sempre dependentes de suas palavras e suposta proteção. Quem busca este tipo de “cobertura espiritual” é na verdade gente que, devido a sua preguiça quanto às coisas espirituais quer transferir a sua responsabilidade de buscar a Deus, de orar, estudar a palavra e confiar no Senhor para tomar as suas próprias decisões, para outros a fim de não ser responsável por suas derrotas e assim ter a quem culpar.

Não creio em cobertura espiritual a não ser aquela que todos os que são seguidores de Jesus já possuem, ou seja, a proteção que vem do Senhor, aquele é “Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos”.

Creio apenas no “se Deus é por nós quem será contra nós?”, pois se Deus for contra nós quem será ao nosso favor?


Tomaz de Aquino


São Luis, 31 de outubro de 2011