sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Jesus que eu creio



Certa vez Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o filho do homem é?” Muitas eram as impressões: “Alguns dizem que é João batista; outros Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

Jesus não estava preocupado com o pensavam ser ele, mas queria que seus discípulos soubessem exatamente quem ele era de verdade – “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro pela revelação do Pai afirmou: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”.

Esse é o mesmo desejo de Jesus para os discípulos de hoje, que saibamos quem ele é e não o confundamos com alguma espécie de jesus criado pela religião.

O jesus da religião é sem amor, é inflexível,  está disposto sempre a punir quem erra. É um jesus que exige sacrifício dos seus seguidores e que usa tais sacrifícios como matéria prima de barganha.
O Jesus da religião é um jesus utilitário que está à disposição dos crentes para realizar os seus desejos. É um jesus que para fazer o que quer os crentes pode até burlar contas em banco fazendo  desaparecer dívidas reais.

Eu creio que Jesus é o mesmo de ontem que fazia milagres e será assim sempre. Aquele que curou cegos, leprosos, paralíticos, ressuscitou mortos e que pode fazer tudo isto e muito mais ainda hoje.
Eu creio que é o mesmo Jesus cheio de amor que andou no meio de pecadores, que comeu com publicanos, que se recusou a fazer descer fogo do céu sobre uma cidade que o rejeitou e que deu a vida por todos indistintamente.

Mas não creio que Jesus o messias de Deus que viveu entre nós e não pecou, hoje está disposto a fazer qualquer coisa para avalizar a vida de líderes que prometem absurdos. Não creio que Jesus ratifica poder de amuletos qualquer que seja inclusive de tolhas mágicas que ao passar na fechadura de um banco faz sumir dividas.

Creio no Jesus de Deus o mesmo santo de ontem que não estava disposto a burlar nada mesmo que fosse a seu favor. Creio no Jesus que veio para buscar e salvar os que se haviam perdido. Creio no Jesus que sobre si estava a unção para pregar as boas novas aos pobres, para proclamar liberdade aos presos, recuperar da vista os cegos, para libertar os oprimidos e para proclamar o ano da graça do Senhor.

Quem é o Jesus que eu creio?
Ele é o filho do Deus vivo, é o messias de Deus para minha vida. É o caminho, é a verdade e a vida. Aquele que foi feito Senhor e Cristo. O alfa e o Omega, o principio e o fim.

Esse é meu Jesus! Esse é o Jesus a quem dou todo crédito!

Tomaz de Aquino

São Luis, 28 de outubro 2011