quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A morte de Steve Jobs


Steve Jobs é uma clara manifestação da graça comum de Deus que abençoa a todos com dons e talentos. Uns os multiplicam, outros os enterram. Graças a Deus que Steve Jobs não enterrou os seu.

Aos 56 anos morreu como o homem que mais influenciou a tecnologia de informação do nosso século. Além das suas criações deixou em um de seus discursos (http://www.youtube.com/watch?v=yw5fuDMblYg) um legado de princípios extremamente interessantes de serem aprendidos.

Ele aprendeu lições importantes com a iminente morte a ponto de afirmar: “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.” [Steve Jobs]
Jesus nos ensinou isso muito antes quando disse: “Que perder a sua vida aqui vai ganhá-la”. Quem tem medo de perder vai perder mesmo, mas quem vence o medo de morrer viverá com Jesus.

Com suas palavras Steve Jobs não faz apologia à morte, mas a apresenta como necessária para que outros possam contribuir na construção do mundo.

Ele disse: “Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E, por outro lado, a morte é um destino do qual todos nós compartilhamos. Ninguém escapa. É a forma como deve ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente da vida. Limpa o velho para dar espaço ao novo”.

Jesus nos ensinou que a morte de fato não é o fim de tudo, é uma passagem para a vida eterna para aqueles que nele crêem. A morte para os que crêem em Jesus não é uma ameaça, pois foi vencida e na verdade ela oferece a oportunidade para que a ressurreição de Cristo se concretize em nossa vida.

“Quem crer em mim ainda que esteja morto viverá”. “Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas passou da morte para a vida”.

Que a misericórdia de Deus alcance o Steve Jobs, e nós os que estamos vivos, vivamos sabendo que mesmo que haja iminente morte depois dela vem a vida eterna com Deus.

São Luis, 06/10/11

Tomaz de Aquino