sábado, 10 de janeiro de 2009

Novos tempo novos cristãos


Vivemos em uma atmosfera de mudanças. Mudanças na atmosfera econômica, financeira, social, tecnológica e principalmente espiritual. Os avanços tecnológicos, a rapidez de informações, o avanço da ciência, a multiplicação do conhecimento, o liberalismo moral e religioso, a proliferação de seitas, filosofias, religiões e igrejas são marcas patentes deste novo tempo. Tais mudanças já estão sendo experimentadas em nossos dias, mas a velocidade com que serão disseminadas terá um alcance muito maior.

Este novo tempo, por causa de todas as mudanças, traz consigo também a exigência de novos homens e mulheres no seu bojo de requisitos. A estes são exigidas novas posturas profissionais, conhecimento, equilíbrio emocional, espiritual, psíquico, social e até familiar para que lhes sejam oferecidas oportunidades de pleitear um trabalho.

É exatamente neste contexto que vivemos e viveremos cada vez mais. Os homens e mulheres que viverão este novo tempo, também têem que ser novos cristãos. Novo tempo exige novos cristãos. Portanto, cabe a nós, como cristãos deste novo tempo, nos anteciparmos em nossa transformação, para melhor representarmos ao nosso Pai Celeste.

Nós somos cristãos de um novo tempo
Esta é uma realidade dupla, ou seja, somos gente do novo tempo porque estamos vivendo nele. Mas o somos também porque vivemos num tempo novo inaugurado por Jesus Cristo, o qual chamou de “o reino de Deus”. Ele dizia: “O reino de Deus é chegado".
As pessoas deste reino devem ser diferentes. Não podem ser medrosos, sem autoconfiança, sem uma boa imagem de si mesmo, não podem ser inferiores, nem gente sem importância. Jesus afirmou que os nascidos no reino seriam maiores que todos os grandes homens nascidos anteriormente.
Cremos que este novo se caracteriza como um tempo profético de maior importância na história da humanidade, o que aumenta ainda mais a responsabilidade dos cidadãos do reino de Deus. Às pessoas deste novo tempo é exigido sobre tudo coragem, pois será um tempo marcado por grandes desafios, e os que se acovardarem diante destes serão vencidos. São as marcas de coragem que por certo nos farão vencer como cristãos os grandes desafios que estão por vir.

Marcas dos Cristãos deste novo (Atos 3:1-10)

1. Coragem Para Dizer Olha Para Nós (v4)
A primeira palavra de Pedro diante daquela necessidade foi colocar-se como um diferencial. Ele não era qualquer pessoa que estava entrando no templo, mas era um novo homem de um novo tempo instalado pelo Espírito Santo.
Ao direcionar os olhos daquele homem para si, era como se Pedro quisesse ser lido interiormente, e que fosse percebida a diferença existente entre eles. Não era uma diferença física, nem mesmo social, mas espiritual.
Já vivemos dias de coisas semelhantes, similares. Tudo é e será muito parecido, as coisas propriamente ditas estão cada vez mais iguais, e a tendência é que também as pessoas se tornem mais parecidas umas com as outras. É a força da globalização na desempenho do indivíduo, ou seja, a tendência de um arianismo postural.
É então, cada vez mais necessário que haja aqueles que corajosamente dirão: Olha para nós, isto é, coragem para ser referencial, coragem para dizer: “imitem a minha vida”.
Isso é pretensão? Claro que não! Paulo dizia: "sede meus imitadores".

No caminho dos iguais, já é visível a similaridade dos grupos religiosos.
É necessário algum diferencial, algo que seja um divisor entre a religiosidade iminente, e aqueles que se relacionam com Deus de uma forma sadia. O que vai fazer a diferença entre os homens do reino e os religiosos? Eles cantam as mesmas músicas, suas liturgias são semelhantes, falam da mesma pessoa (Jesus), dos mesmos exemplos, usam argumentos parecidos. Então, o que vai nos diferençar?
A resposta está no testemunho interno, ou seja, poder dizer: “olha para minha vida e siga meu exemplo. Olha para o meu casamento, para o meu namoro. Olha para minha vida profissional, para mim como empregado, como patrão. Olha para mim como marido, como pai, como filho, como esposa..." A forma externa pode ser a mesma. Fazem milagres e alguns até maiores que os nossos, falam em línguas, profetizam, mas não podem dizer: Olha para minha vida.

O homem coxo do texto bíblico olha para Pedro esperando receber algo (v5)
Pela nossa aparência as pessoas esperam receber algo, mas somente a aparência interna é que te autoriza dizer: Olha para mim. Se ao olharem para nós virem seu próprio rosto ou as suas próprias vidas, de que adiantará?
No século 1 a Igreja estava de pé e o mundo de joelhos dizendo: que faremos nós? No nosso século o mundo está de pé e a Igreja de joelhos pedindo a políticos, bajulando artista e outras personalidades, pedindo que a promova. Os cristãos deste novo tempo serão conhecidos pela coragem de dizer: "Olha para nós, sigam o nosso exemplo".

2. Coragem para Dizer o que não Tem (v6)
Pedro mesmo colocando-se como referencial, não dissimulou sobre o que tinha, mas logo afirmou não ter aquilo que aparentemente era a maior necessidade daquele homem.
A pressão dos nossos dias é tão grande que muitos são levados a não dizerem quem são e o que tem para não serem rejeitados. Os homens marcados pelo anti-Cristo, o serão por indefinição, por medo de assumirem quem são de fato. O número que os identificará é composto do numeral seis que identifica o número incompleto.
Em nossos dias, inclusive entre cristãos, o ter se tornou o referencial da benção, da prosperidade, levando homens e mulheres a viver uma mentira representando um tipo de vida para não serem tidos como fracassados. Ter não é referencial do ser. Ter ou não ter, não pode representar seu estado espiritual. Ser pobre não é ser amaldiçoado. Ser rico não é ser abençoado.

Infelizmente as pessoas contam seus testemunhos a partir de bens adquiridos não de caráter transformados.
A viúva do profeta recebeu o milagre na sua vida porque teve coragem de dizer o que não tinha (II Re.4:1-2). Tenha coragem de dizer que não tem a salvação e a receberá. Tenha coragem de dizer que não tem uma vida santa e busque-a. Tenha coragem de dizer que não tem a felicidade e a encontrará. Quando você assume o que não tem você saberá exatamente o que tem.

3. Coragem para dizer o que tem para dar
Pedro não queria dar àquele homem apenas ouro ou prata, que era aquilo que ele pensava ser possível receber, mas sim aquilo que ele nem pensava em receber. Eles não tinham ouro ou prata, mas tinha algo mais precioso, Jesus Cristo em sua vida.
Paulo dizia: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego "(Romanos. 1:16). O que ele tinha não era só precioso, mas era uma questão de vida ou morte, salvação ou perdição.
Se você não tem Jesus você não tem nada, mas se tiver Jesus você tem tudo. Jesus que estava na vida de Pedro, foi o porquê da cura daquele paralítico. O próprio texto diz que foi a fé em Jesus Cristo que deu ao paralítico, saúde perfeita (Atos.3:16).

Jesus na sua vida, quando compartilhado será o porquê da transformação dos homens e uma conseqüente transformação das cidades.
A grande diferença entre nós e outros será notada quando formos corajosos para dizer: Olhe para nós, não temos o que esperas, mas temos o que realmente necessitas.
Com estas marcas de coragem bem visíveis em nossas vidas, seremos vitoriosos diante de todos os desafios e exigências deste novo tempo e em qualquer época que vivermos.