sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Permanecer firme no dia mal


Que palavras edificam uma vida de forma que quando vierem as complicações ela não seja destruída?

Os consultores diriam que uma boa dose de neurolinguística resolve. Outros confiam na auto-ajuda. Alguns leriam Paulo Coelho ou mesmo Augusto Cury e seus problemas estavam resolvidos. Os mais religiosos diriam participe regularmente de uma igreja e de suas campanhas de milagre e a benção vai te alcançar.
Mas será que funciona assim mesmo? É legitimo fazer tal pergunta.

A vida é um grande mistério. Pra uns ela corre na maior tranqüilidade, Tudo dá certo. Casam-se, os filhos vêm, crescem e continua a ciclo com os netos. Financeiramente tudo vai bem, alguns abrem um negocio que só cresce criando oportunidade de viagens e muito lazer e diversão ao redor do mundo. Outros conseguem um emprego seguro no qual trabalham 35 anos e se aposentam. Que maravilha!

No entanto, pra alguns e não são poucos, nem tudo dá certo. Nem sempre casam, quando casam nem sempre tem filhos. Quando tem filhos nem tudo sai como pensava. Financeiramente? Nenhum emprego dos sonhos. Tudo muito a desejar, o mais longe que a grana deu pra ir foi até Nova York do Maranhão ou no máximo na Alemanha, um bairro de São Luis ou mesmo na vila Japão.

O fato é que a vida pra uns é uma maravilha e pra outros nenhuma maravilha é. A vida é uma caixinha de surpresa e somente os “Joseph Climberes” podem suportar.

No entanto Jesus afirma que “quem ouve e pratica tais palavras edifica sua casa sobre a rocha e mesmo que venha sobre ela qualquer intempérie da vida não a derrubará”.

A grande pergunta a fazer é: Que palavras são essas?

Com certeza não é o evangelho que ouço e vejo na TV, pois este é somente para vitoriosos. Não é também o evangelho da maioria dos púlpitos, pois ele cumpre uma visão pessoal e não de quem trouxe o evangelho.
O que ouvimos são palavras travestidas de evangelho que trazem em seu conteúdo, a barganha, a feitiçaria, o misticismo, a acusação, o pré-conceito sem nenhum compromisso com a boa nova de Jesus. É uma palavra que usam como um amuleto ou seguro contra todos os males.
O que Jesus disse que sustentaria uma casa, uma família, uma vida diante das intempéries reais da vida, nos dias maus de cada um, são as suas palavras registradas por Mateus e chamada de sermão do monte que constam essencialmente de ser bem-aventurado por ser pobre de espírito, por saber chorar sua dor, por ser humilde, por ter fome e sede de justiça, por ser misericordioso, por ter um coração puro, por ser pacificador e por ser perseguido por causa da justiça. Tais palavras ainda incluem: ser sal e luz da terra, amar seus inimigos, não odiar seus irmãos, reconciliar-se com seu adversário, não olhar para uma mulher com intenção impura, não expor seu cônjuge ao erro, cumprir com sua palavra, não se vingar, ao receber um tapa oferecer o outro lado, não julgar, não se ocupar com o pecado do outro e sim com o seu próprio, ao orar fazê-lo secretamente, não praticar disciplinas espirituais para que outros vejam, não acumular tesouro na terra e sim no céu e não se ocupar prioritariamente na busca do que comer e vestir.

Estas são as palavras que constroem vidas poderosas diante das circunstancias e intempéries da vida, sobretudo diante de Deus. Tais palavras ao serem praticadas não formam em nossa volta uma capa de proteção contra desastres, tragédia e fracassos, mas se tornam fundamentos para nos sustentar e permanecer firme em cada dia mal do nosso viver.

Termino com as palavras do apostolo Paulo: “Fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder para ter força para resistir no dia mal”.

Permanecer firme nos seus dias maus é pra quem conhece e pratica as palavras de Jesus.

Tomaz de Aquino

São Luis, 11/12/09

www.casadosenhor.org.br